Família:
Responsável:
Berlanda
Abtino Berlanda Costa

 

Sou Abtino Berlanda Costa, 71 anos, casado, militar da Marinha do Brasil aposentado, cinco filhos, nove netos, residindo à Rua Júlio Polisuk, nº. 120, bairro de Campo Grande-Rio de Janeiro-RJ., CEP: 23040-610.

Sou filho de Ana Maccarini Berlanda, neto de Antonio Berlanda e Rosa De Negri Maccarini, bisneto de Giuseppe Ignázio Berlanda e Luigia Margotti e Giovanni Maccarini e Joana Denegri; tri-neto de Antonio Berlanda e Marguerita Gianordoli e Domingos Margotti e Luiza Pepini. Todos da região de Trento-Tirol-Áustria e posteriormente Itália.

Meu bisavô Giuseppe Ignázio Berlanda veio para o Brasil em 1877 (relação de passageiros do Navio-Vapor Rivadávia em meu poder) e casou-se com Luigia Margotti, então com 17 anos, em 7 de setembro de 1877 (Certidão de casamento em meu poder). O casamento foi realizado na então Colônia Azambuja-Santa Catarina e o primeiro filho do casal nasceu ainda naquele mesmo ano.

À procura por meus antepassados, deparei-me com alguns “Berlanda’s” nascidos em RIO DOS CEDROS e, com curiosidade, iniciei a busca pelos mesmos achando, no site do “Circolo Trentino de Rio dos Cedros” algumas informações que me deixaram ouriçado, pois ali consta que, em 1876, na quarta leva de imigrantes oriundos da Itália e provenientes da Comuna de Cavedine-TN, dois cidadãos, BENIAMINO BERLANDA e GIUSEPPE BERLANDA, estavam entre os recém chegados, tendo se fixado onde hoje existe a comunidade da Glória.

Como nada mais encontrei em relação a estes dois imigrantes, mas tendo a plena convicção de que ali criaram família, venho, encarecidamente solicitar a quem conheça, ou seja um de seus descendentes, que, por favor, entrem em contato comigo, pelo endereço acima enunciado ou então pelo e-mail: abtino.berlanda@gmail.com pois terei imenso prazer e alegria e contatá-los.

Nesta busca rápida realizada, encontrei também a BENJAMIM BERLANDA, nascido em 1857, na Itália e falecido em 1920, em local ainda ignorado; filho de GIUSEPPE BERLANDA, nascido em 1830 e falecido em 1870 na Itália, casado com DOMENICA FERRARI, nascida de 1830 e falecida em 1922, tudo na Italia.

BENJAMIM BERLANDA casou-se com MARIA TERESA CAMPESTRINI, nascida em 1860 em Torcegno-Trento-Trentino-Alto Adige,Itália, e tiveram sete (07) filhos, a saber:

1 – DOMENICA MARIA BERLANDA, nascida em 15 de  setembro de 1885, em  Rio dos Cedros-SC., e falecida em 6 de setembro de 1951;

2 – GIUSEPPE BERLANDA, nascido em 1887, em Rio dos Cedros-SC., casou em Rodeio-SC em 17 de outubro de 1912 com CLARA VIBRANSZ, que havia nascido em 1894 em Rodeio-SC e era filha de Guglielmo Vibransz e Augusta Krampke;

3  - JOSÉ JOÃO BERLANDA, nascido em 21 de setembro de 1889 em Rio dos Cedros-SC., foi batizado em 6 de janeiro de 1890 em Blumenau-SC., e veioa falecer em 14 de junho de 1943;

4 – FORTUNATO ALBINO BERLANDA, foi batizado em 21 de julho de 1891 em Blumenau-SC.;

5 – ULISSES BERLANDA, nasceu em 5 de setembro de 1891, em Rodeio-SC.;

6 – ANTONIO BERLANDA, nasceu em 1892 em Rio dos Cedros-SC., e faleceu em 18  de janeiro de 1976 em Rio dos Cedros-SC., casou-se em 1916, em Rio dos Cedros-SC., com EMILIA KOGLIN, nascida em 1895 em Rio dos Cedros-SC., filha de Rainoldo Koglin e Alvine. Emilia veio à óbito em 16 de fevereiro de 1981; e

7 – VIRGÍLIO ANTONIO BERLANDA,  nascido em 20 de junho de 1896 em Rodeio-SC.

Como também nada mais encontrei à respeito dessa família, desde sua chegada ao Brasil até o momento e na certeza da existência de descendentes, reforço à solicitação anterior de contatos, pelo mesmo modo e maneira. Qualquer informação, por mais ínfima que seja, poderá ser de grande valia, tais como: o nome do navio em que vieram; a data de saída da Itália e/ou de chegada ao Brasil; os nomes de alguns filhos; local para onde se dirigiram, pois tenho vagas informações de que ULISSES BERLANDA, quando adulto, tenha ido para o interior de Goiás.

Por ora é só. Agradeço, de coração, a atenção e o carinho com que serei atendido por quem tomar conhecimento dessa solicitação e envio, desde já, meu mais sincero agradecimento e um grande beijo no coração.

Seu, leal e fraternalmente, Abtino Berlanda Costa.
abtino.berlanda@gmail.com


Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca